Programa “Espiritismo em Séries”

O programa “Espiritismo em Séries” é o resultado de muitos anos de reflexão sobre as oportunidades e as formas possíveis de se estudar e de conhecer a Doutrina Espírita pensando e gerar alternativas aos formatos já bastante difundidos atualmente no movimento espírita.

A ideia é aproveitar a cultura pop através de séries, filmes e animações, para refletir sobre os fundamentos do paradigma espírita. Entendemos que neste formato, que trabalha mais nos fundamentos do que no aprofundamento da doutrina, conseguimos reunir aqueles que já conhecem a doutrina com aqueles que talvez tenham interesse ou curiosidade mas nunca tiveram oportunidade de conversar a respeito, sem que estes segundos tenham, em um primeiro momento, a necessidade de frequentar uma casa espírita para conseguir entender um pouco mais sobre o tema.

Eu sempre me perguntava: “como poderíamos ajudar a criar formatos que tenham mais adesão, principalmente do público jovem, e ao mesmo tempo auxiliar no despertar de um reflexão ativa, partindo do ponto de vista do indivíduo e não da casa espírita?”

Algumas ideias surgiram e uma delas foi exatamente essa: conteúdos de consumo cotidiano da cultura pop + doutrina espírita!

Há um aumento bastante grande nos últimos anos do consumo de conteúdos como séries, filmes e animações facilitados pelo rápido crescimento de ferramentas de streaming tais como Netflix, Amazon Prime, HBO GO e afins, principalmente pela juventude. A partir de algumas observações verifiquei que esses assuntos ficam do lado de fora do centro espírita, pois há conteúdos que não estariam alinhados com os critérios de “equilíbrio” ou de “certo e errado” definidos pelas interpretações que damos ao conteúdo da doutrina e por medo de abrir canais para obsessores ou distúrbios psíquicos, como diz o senso comum entre os espíritas.

Na minha visão, essa separação entre o templo e a vida prática dificulta para que possamos de fato estimular a todos que vejam o mundo sob o paradigma espirita e para que possamos fazer escolhas melhores, não apenas dentro de um grupo de estudos da casa espírita, mas quando estivermos sozinhos diante dos momentos mais cotidianos da vida.

O Espiritismo traz o elemento espiritual como parte da natureza, portanto, entendemos que é possível estudar espiritismo em tudo e a todo momento, sem a necessidade de ritos comportamentais ou rupturas no nosso cotidiano.

É pensando em aproveitar o tema da “conversa” que está acontecendo fora dos centros espíritas que o “Espiritismo em Séries” nasce. Buscando levar a doutrina espírita para o palco da vida cotidiana e evitar deixa-la apenas dentro de grupos ou de eruditos ou, ainda, de restringir o acesso a esse conhecimento apenas para quem tem uma vivência espírita padrão.

Não nos prenderemos apenas ao conteúdo que já traz em si uma visão espiritual, ou até uma visão espírita objetivamente. A ideia é estimular que não importa o conteúdo que você está consumindo, mas sim o que ele está movimentando dentro de cada um em suas reflexões, tendo como crivo os fundamentos do Espiritismo.

É importante deixar claro que não queremos aqui estimular o consumo desenfreado de conteúdos que de fato podem gerar grande impacto visual, com sua violência, grande consumo de drogas ou o sexo totalmente desequilibrado. Mas a proposta é inversa: sabendo que as pessoas (e nós) estão consumindo alguns desses conteúdos, por que não tirar dessa decisão um peso de “culpa”, de estar fazendo algo “errado”, e nos ajudarmos uns aos outros para nos instrumentalizarmos para, ao decidir consumir esse conteúdo, essa experiência possa ser aproveitada de forma consciente e produtiva para nossos aprendizados? Esse é um dos nossos objetivos:

Transformar culpa em consciência e responsabilidade, que, em última análise, é um dos grandes objetivos da Doutrina Espírita!

Outro objetivo muito importante e prático é aumentar a quantidade de horas semanais que nós dedicaremos à reflexão espírita. Assistindo à série/filme ou pesquisando, este movimento ajuda a ampliarmos o estudo para além do tempo de 1:30h planejados para cada encontro. Assim, pensando em uma perspectiva mais ampla, estaremos treinando nossos hábitos cotidianos para olhar com mais freqüência para tudo ao nosso redor a partir do ponto de vista de um espírito imortal, e isso amigo, faz toda diferença!


Como funcionam os encontros do Espiritismo em Séries

Antes do Encontro

Todos assistem ou já assistiram ao filme/série/animação da semana. Ao refletirem sobre o conteúdo, cada um escolhe um tema qualquer do filme que mais te sensibilizou e vai na Doutrina Espírita buscar algum fundamento ou questão que trate daquele tema. A proposta não é trazer nenhuma pesquisa profunda pois esse estudo mais aprofundado cada um pode fazer conforme o interesse, mas trazer o ponto onde a doutrina tem o conteúdo sobre aquele aspecto do tema escolhido.

Durante o Encontro

Abrimos a sala do Zoom em torno de 10/15 minutos antes do início previsto. Durante o encontro abrimos um giro de comentários onde cada participante tem alguns minutos para comentar sobre a parte que mais chamou atenção e apontar, a partir de sua pesquisa, onde podemos encontrar na doutrina informações relacionadas. Não tem certo e errado, nem apontamento melhor ou pior. A ideia é que realmente possamos compartilhar nossa visão pessoal e o resultado da nossa pesquisa. Caso em um encontro tenha muita gente, criaremos grupos menores durante o encontro, isso será definido se será necessário em cada encontro. A ordem do giro de comentários normalmente é por ordem de chegada.

Os encontros são gravados para usarmos os áudios. Com os áudios gravados estamos tentando editar e liberar em formato Podcast. Assim retiramos as partes mais pessoais, que não convém deixar público, e quem não conseguiu participar poderá ouvir como foi cada encontro.

Quem curtir a brincadeira pode fazer uma produção para entrar usando algum elemento sobre o filme ou a série como você pode ver no nosso Instagram: https://www.instagram.com/espiritismo.em.series/

Após o Encontro

Ao final de cada encontro mandamos uma pesquisa curta e rápida no grupo do WhatsApp para colher feedbacks e pegar indicações para os próximos filmes ou séries.

Com essas indicações, fazemos enquetes para definir qual próximo conteúdo nas Stories do Instagram.

Evitamos escolher filmes que não estão disponíveis em alguma das plataformas atuais de Streaming. As plataformas que temos normalmente usado são Netflix/Amazon Prime/Play ou APPLE Store/Disney+.


Agora que você já entendeu o projeto e como funciona toda a dinâmica, está prontx para participar do grupo. Aproveite e convide seus amigos para estudar a Doutrina de um jeito novo e diferente.

Quer participar? Toda quinta-feira, às 22h via ZOOM. Entre nos grupos aqui embaixo para acompanhar as informações.

Siga-nos no Instagram https://www.instagram.com/espiritismo.em.series/

Grupo do Whatsapp https://chat.whatsapp.com/Ilfopwqbcx28jwhiAKdAnP

Caso haja alguma dúvida, pode mandar mensagem para urielmc@gmail.com ou chamar no whatsapp +55 41 98809–8045.