Programa “Espiritismo em Séries”


Sobre o Programa

O “Espiritismo em Séries” é resultado de muitos anos de reflexão sobre as oportunidades e as formas possíveis de estudar e conhecer a Doutrina Espírita, buscando alternativas aos formatos existentes, já bastante difundidos atualmente no movimento espírita, e procurando integrar a doutrina à vida cotidiana.

A ideia do programa é aproveitar alguns elementos da cultura pop, como séries, filmes e animações, para refletir sobre os fundamentos do Espiritismo. Entendemos que, com esse formato, que trabalha mais com os fundamentos do que com o aprofundamento da doutrina, é possível juntar aqueles que já a conhecem e aqueles que têm interesse ou curiosidade, mas que nunca tiveram oportunidade de se reunir para conversar a respeito, sem que esse segundo grupo tenha, necessariamente, que frequentar uma casa espírita para entender um pouco mais sobre o tema.

Além disso, percebemos também que, mesmo para quem tem um estudo mais aprofundado da doutrina, tem muitas dificuldades de levar o conteúdo aprendido para além dos limites dos grupos de estudos, a fim de que esse conhecimento possa, de fato, integrar o seu dia a dia.

Sempre nos perguntávamos: “como podemos ajudar a criar formatos que tenham mais adesão e engajamento, principalmente do público jovem, e ao mesmo tempo auxiliar a despertar uma reflexão ativa, partindo do ponto de vista do indivíduo e não da casa espírita?”

Algumas ideias surgiram e uma delas foi exatamente essa: em vez de esperar que os interessados venham aos grupos de estudos, vamos levar o tema e a reflexão espírita para dentro das conversas cotidianas e do entretenimento diário das pessoas, garantindo assim, que as pessoas passem mais tempo refletindo a esse respeito ao longo da semana: cultura pop + doutrina espírita!

É uma proposta experimental, que trabalha com hipóteses, em que vamos nos expondo, verificando, ajustando e revisando aspectos ao longo da própria vivência. Baseado sempre no caráter experimental que Kardec nos demonstra na Revista Espírita, testando ideias, expondo-se a erros e buscando ajustar e revisar os fundamentos nascentes do Espiritismo.


Aumento no consumo de conteúdos via streaming

Houve um aumento bastante grande nos últimos anos do consumo de conteúdos como séries, filmes e animações facilitados pelo rápido crescimento de ferramentas de streaming, tais como Netflix, Amazon Prime, Disney+, HBO GO e afins, principalmente pelos mais jovens.

A partir de algumas observações, verificamos que esses assuntos ficam do lado de fora do centro espírita. Isso porque não há modelos alternativos de estudo doutrinário e/ou por alguns desses conteúdos não estarem alinhados a alguns os critérios de “equilíbrio” ou de “certo e errado” definidos pelas interpretações dadas ao conteúdo da doutrina e/ou, ainda, por medo de abrir canais para obsessores ou distúrbios psíquicos, como diz o senso comum entre os espíritas.

Na nossa visão, essa separação entre o “templo” e a vida prática dificulta que as pessoas sejam estimuladas, de fato, a ver o mundo sob o paradigma espírita e para que possam fazer escolhas melhores, não apenas dentro de um grupo de estudos na casa espírita, mas quando estiverem sozinhos diante dos momentos mais cotidianos da vida, tomando as mais diversas decisões sobre a sua rotina.


O Espiritismo e o elemento espiritual

O Espiritismo traz o elemento espiritual como parte da natureza, portanto, entendemos que é possível estudar espiritismo em tudo e a todo momento, sem a necessidade de ritos comportamentais ou rupturas em nosso cotidiano, e não apenas através de meios formais e/ou acadêmicos.

É pensando em aproveitar o tema da “conversa” que está acontecendo fora dos centros espíritas que o “Espiritismo em Séries” nasce. Buscando levar a doutrina espírita para o palco da vida cotidiana e evitando deixá-la apenas dentro de grupos ou de eruditos ou, ainda, restringir o acesso a esse conhecimento apenas para quem tem uma vivência espírita padrão.

Não nos prenderemos apenas aos conteúdos que já trazem em si uma visão espiritual ou o fenômeno espírita objetivamente. Percebemos que há uma dificuldade em perceber que a Doutrina Espírita é, antes de mais nada, uma doutrina moral e que explica os fenômenos espirituais, portanto, fenômenos naturais, e que tudo que qualquer personagem de qualquer conteúdo está vivenciando tem um viés moral, assim sendo, tem reflexões espíritas.

Buscamos estimular que não importa o conteúdo que você está consumindo, mas sim as reflexões que ele está movimentando dentro de cada um, tendo como crivo os fundamentos do Espiritismo.

É importante deixar claro que não queremos aqui estimular o consumo desenfreado de conteúdos que possam gerar grande impacto visual, como violência, consumo de drogas ou sexo totalmente desequilibrado. A proposta é inversa: sabendo que as pessoas (e nós) estão consumindo alguns desses conteúdos, por que não tirar dessa decisão um peso de “culpa”, de estar fazendo algo “errado”, e buscar ferramentas a fim de que, ao decidir consumir esse conteúdo, essa experiência seja aproveitada de forma consciente e produtiva para nossos aprendizados? Esse é um dos nossos objetivos.

Transformar culpa em consciência, responsabilidade e autonomia, que, em última análise, é um dos grandes objetivos da Doutrina Espírita!

Outro objetivo muito importante e prático é aumentar a quantidade de horas semanais que nos dedicamos à reflexão espírita. Assistindo a série/filme/animação ou pesquisando sobre o espiritismo, esse movimento ajuda a ampliar o estudo para além do período de 1h30/2h planejado para cada encontro. Assim, pensando em uma perspectiva mais ampla, estamos treinando nossos hábitos cotidianos a olhar com mais frequência para tudo ao nosso redor a partir do ponto de vista de um espírito imortal. Como costumamos dizer: olhar para a vida como espíritos e não apenas como espíritas, e isso, faz toda diferença!


Como funcionam os encontros

O Grupo Espírita Online Jesus no Lar e a plataforma Discord

O Espiritismo em Séries foi iniciado em agosto de 2020, porém, desde fevereiro de 2021, o programa migrou para um projeto também bastante inovador, que é o Grupo Espírita Online Jesus no Lar, chamado carinhosamente de GEO.

O GEO é todo montado dentro do Discord, é uma plataforma muito conhecida e utilizada pela comunidade gamer, que foi estruturado para servir como uma casa espírita com a maior parte dos serviços otimizados e organizados para uma melhor experiência online.

Para conhecer a plataforma e conhecer todas as outras atividades oferecidas pelo GEO, esse é o link https://bit.ly/GEO-Jesus-no-Lar.

Antes do encontro

Temos um espaço para que os participantes possam indicar séries/filmes/animações que ficam numa lista e vão recebendo “votos”, que ajudam a priorizar a ordem dos conteúdos para cada encontro.

Todos assistem ou já assistiram ao filme/série/animação da semana. Ao refletirem sobre o conteúdo, cada um escolhe um tema qualquer do filme que mais o sensibilizou e busca na Doutrina Espírita, obras fundamentais ou subsidiárias, em livros físicos ou plataformas online (www.kardecpedia.com), algum fundamento ou questão(ões) que trate do tema escolhido.

A proposta não é trazer nenhuma pesquisa profunda, pois esse estudo mais aprofundado cada um pode fazer conforme seu interesse, mas trazer o ponto em que a doutrina trata sobre aquele aspecto.

Durante o encontro

Abrimos a sala do Discord em torno de 10/15 minutos antes do início previsto. Durante o encontro, acontece um giro de comentários, no qual cada participante tem alguns minutos para falar sobre a parte que mais chamou atenção e apontar, a partir de sua pesquisa, onde podemos encontrar na doutrina as informações relacionadas.

Aqui é preciso destacar um ponto que normalmente gera dúvida: nesse programa, especificamente, não fazemos um momento de prece para iniciar e encerrar os encontros. É importante deixar claro que compreendemos o poder e importância da prece em nossas vidas e atividades, o que, inclusive, tem uma grande relevância e fundamentação nas bases da doutrina. Porém, experimentamos uma hipótese: a parada para a prece formal quebra a rotina e cria um marco comportamental/emocional/intelectual que divide um antes e depois para pensarmos como espíritos. Partindo dessa hipótese, então, não realizamos essa quebra, pois, é importante frisar, o objetivo é que a reflexão sobre a doutrina “invada” a nossa rotina em um fluxo contínuo, sem a necessidade de criar esse marco.

Sobre as reflexões apresentadas no encontro, não estamos preocupados com certo e errado, nem classificar os apontamentos, ainda que naturalmente façamos ajustes nas colocações quando há a necessidade de mostrar a visão espírita diante de um tema mais amplo.

A ideia é que realmente possamos compartilhar nossa visão pessoal e o resultado da nossa pesquisa, pois esse é o lugar onde cada um está e é o ponto de partida do indivíduo, o que são alguns recursos para metodologias de aprendizagem ativas. Caso em um encontro tenha muitos participantes (acima de 15 integrantes), há a possibilidade de dividi-los em grupos menores para debaterem e, ao final, todos se reúnem novamente. Essa decisão será definida a cada encontro, caso necessário.

A ordem do giro de comentários normalmente é feita por ordem de chegada ou de forma aleatória, sempre respeitando aqueles que só queiram participar ouvindo e não queiram realizar comentários.

Os encontros são gravados, quando possível e se todos permitirem, a fim de usarmos os áudios para edição e liberação em formato de Podcast. Assim, quem não conseguir participar poderá ouvir o encontro posteriormente.

Quem curtir a experiência, que é para ser divertida e leve, pode fazer uma produção para entrar na sala usando algum elemento sobre o filme ou a série. Veja algumas produções em nosso Instagram: https://www.instagram.com/espiritismo.em.series/.

Após o encontro

Ao final de cada encontro, é enviada uma pesquisa curta e rápida no chat do Discord para colher feedbacks e pegar indicações para os próximos filmes ou séries.

Com essas indicações, voltamos ao ciclo inicial de enquetes para definir o próximo conteúdo que será abordado na sala do Espiritismo em Séries no Discord.

Evitamos escolher filmes que não estejam disponíveis nas plataformas atuais de streaming. As plataformas que temos normalmente usado são: Netflix, Amazon Prime, APPLE Store, Disney+.


Agora que você já entendeu o projeto e como funciona toda a dinâmica, está prontx para participar do grupo. Aproveite e convide seus amigos para estudar a Doutrina de um jeito novo e diferente.

QUER PARTICIPAR? Toda quinta-feira, às 22h via DISCORD. Entre nos grupos aqui embaixo para acompanhar as informações.

#AlertadeSpoilers se você não assistiu ao filme ou série em cartaz, caso não tenha problema com spoilers, também está convidado!

VISITE E CONHEÇA O GEO NO DISCORD: https://bit.ly/GEO-Jesus-no-Lar

MURAL DE RECADOS DO GEO NO WHATSAPP: https://bit.ly/GEO-Mural​

SIGA-NOS NO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/geojesusnolar/​ | https://www.instagram.com/espiritismo.em.series/


#espiritismoemseries#jesusnolar#estudoespirita#discord

Caso haja alguma dúvida, pode mandar mensagem para contato@jesusnolar.ong.br ou chamar pelo whatsapp +55 41 98809–8045.